Benefícios do NW

Benefícios do Nordic Walking

Os benefícios do Nordic Walking são claros, o Instituto Cooper do Texas nos EUA após testes sobre a actividade, Timothy Church e colegas (2002) emitiram as seguintes conclusões:

A) Energético, divertido e descontraído.
     Actividade de baixo impacto, onde o movimento total do corpo é fácil e eficaz. Provavelmente vai quer fazer mais, do que o mínimo de 30 minutos, pois é tão divertido.
     As recomendações instituicionais são de que todos os adultos, devem praticar exercicio, pelo menos 30 minutos diários, em cinco ou mais dias por semana. Nordic Walking é a forma ideal para o fazer.
B) Consome mais calorias em menos tempo;

a) Com NW utiliza cerca de 400 calorias por hora
     (A caminhada regular, em comparação utiliza cerca de 280 calorias por hora.)

b) Aumenta o consumo de energia ao usar os bastões de NW, com uma média de + 20% em comparação com caminhar de forma comum, à mesma velocidade sem bastões.

c) A frequência cardíaca pode ser de 5 a 17 batimentos por minuto mais elevada.

d) Um aumento de até 46% no consumo de energia, quando estiver a utilizar totalmente a técnica correta.    

* Nota; Em todos os casos, depende da massa corporal do sujeito, nível de intensidade do exercício e da técnica utilizada.


C) Percepção de esforço de baixa intensidade e técnica fácil de dominar

     Pode caminhar por longos períodos e não se sentir exausto, porque com NW você utiliza mais grupos de músculos do corpo para impulsioná-lo.

D) NW, actividade com todo o corpo

a) A mobilidade lateral do pescoço e da coluna aumenta significativamente

b) Os músculos mais activamente envolvidos são, os extensores e flexores do antebraço, bíceps, tríceps, parte posterior dos músculos do ombro, os músculos grande peitoral, musculatura abdominal, os músculos das costas e GLUTEOS; quadríceps, gêmeos.

E) Carga reduzida e os músculos descontraídos

a) Reduz a intensidade da carga sobre os joelhos e outras articulações.

b) Melhora o equilíbrio e a coordenação

c) Ajuda a relaxar a tensão muscular no pescoço e região dos ombros

d) Os bastões de NW são um fator de segurança, em superfícies com menor atrito/mais instáveis.

F) Níveis variados de intensidade
     Se quiser aumentar a intensidade do consumo calórico, ou melhorar o fitness, pode simplesmente NW mais rápido, enfrentar terrenos mais difíceis, ou aumentar a duração; por um longo tempo com um baixo nível de esforço percebido.


Timothy S. Church et al. (2002).Field testing of Physiological Responses Associated with Nordic Walking. Research Quarterly for Exercise and Sport, vol. 73, No. 3., pp 296-300.